O Que Scrapbook

Home / O Que Scrapbook

Scrapbook ou simplesmente “Scrap”, como é chamado de forma simplificada, é uma expressão em inglês usada para definir a arte de decorar livros, álbuns, cadernos. Colecionar memórias, fotos, guardar lembranças de viagens, passeios, momentos importantes e depois arquivá-las em um álbum feito com recortes de papéis decorados, jornais e revistas, juntamente com textos e apliques, de maneira criativa é fazer scrapbooking. A maioria das pessoas, em especial as mulheres, já fez algum trabalho de scrap na vida, sem saber que levava este nome. Na década de 80 e 90 quando as adolescentes mantinham diários ou agendas escritas com canetas coloridas, faziam desenhos, colavam papéis de bala ou bombons e recortes de revista, o que estavam fazendo era scrapbooking. Portanto, de forma genérica, podemos definir o scrap como a arte de preservar e organizar suas memórias de maneira bonita e criativa. 

 

scrap2

 

Existente há mais de 100 anos, as teorias sobre o surgimento desta arte são diversas. Uma delas é de que o scrapbooking surgiu em uma comunidade mórmon nos Estados Unidos, pois eles tinham o hábito de guardar registros artesanalmente. Mas a teoria mais forte é a de que o scrapbooking foi criado na Alemanha, passando depois à Inglaterra e se espalhando por toda a Europa, Austrália e Estados Unidos. Os primeiros álbuns de scrapbook eram coleções de restos de papéis brilhantes e coloridos, embalagens e cartões, organizados por temas ou tipo de material.

Ao longo do tempo a arte foi sendo difundida por todo o mundo e ganhando cada vez mais adeptos. A técnica foi se desenvolvendo, sua aplicação foi sendo ampliada e muitos materiais específicos para o scrapbooking foram surgindo, de forma a enriquecer os projetos, facilitar sua execução e preservá-los. Hoje, além dos tradicionais álbuns de fotografias e memórias, as técnicas do scrap vêm sendo usadas para decorar cadernos, cartões, agendas, objetos em madeira (scrap decòr) e até mesmo festas, sendo chamado para este fim de scrap festa. Mas seja lá qual for a sua finalidade, é certo que após conhecê-la, é impossível não se encantar por esta arte!!